« Home | O que eles falam nos noticiários na TV por quinze ... » | Hipo e hiperconhecimento Céus, o conhecimento é tã... » | Olá novamente!Sabe, esses dias eu andava negativa ... » | O mundo abstrato dos sonhos Você não comanda o que... » | "Não mais, Musa, não mais, que a lira tenhoDestemp... » | Estou abismada.Pensando em absorções.Já imaginou s... » | Olá, pessoal. Já faz mesmo algum tempinho que não ... » | O que realmente é real?O que é a verdade absoluta?... » | Satisfação em estabelecer novo contato!Como vai?Eu... » | Os céus estão limpos por aqui.Nenhuma nuvem passa,... » 

terça-feira, setembro 26, 2006 


4 Maneiras de encontrar no homem uma máquina










RAZÃO
1. Razão → Prática → Máquina
2. Razão → Exatidão → Máquina
3. Ciência → Tecnologia → Máquina

AUSÊNCIA
DE
PENSAMENTO
4. Ignorância → Submissão → Máquina


1. O pensamento leva à prática. Você raciocina o que seria melhor a fazer numa determinada situação com o objetivo de tomar a ação “correta” (mais apropriada). Mas, e quando a obrigação não é um ato voluntário (ou seja, quando você não raciocina que aquele é o melhor a se fazer e assim, decide fazê-lo)? Muitas vezes, as pessoas não chegam à conclusão do que é melhor, apenas lhe é imposta uma decisão, leis e preconceitos. E esse ser absorve e reproduz. Que nem uma máquina.

2. René Descartes, [filósofo Racionalista que viveu até 1650], na sua obra Discurso do método, descreveu o raciocínio e pensamento humano tão exato quanto matemática. De acordo com a filosofia racionalista [a qual Descartes defendia], apenas a razão humana poderia levar à "verdade". Se o pensamento humano for tão exato, ele pode acabar deixando de ser humano. O racionalismo extremo perde o sentido para o humano, porque é humano e não calculadora.

3. Vamos exemplificar com uma obra Iluminista, a Enciclopédia, publicada no séc XVIII. Ela é uma prova clara que a ciência ficava cada vez mais aplicável; prática. A filosofia transformou-se em processo, a teoria vira prática. E hoje há quem nem mais pare pra pensar de onde veio uma fórmula, apenas a aplica. A teoria cada vez mais perde espaço para a prática. E isso vira automático, tal qual uma máquina.

4. O tipo mais clássico de “máquina-humana”. Uma massa incontável (a grande maioria de homo sapiens atualmente vivos) encontra-se num estado passivo. Calado, obediente, submisso. Não procuram saber o que está havendo ao seu redor. Não se preocupam com nada além de suas próprias vidas. E nem pras suas próprias vidas dão bola, no fim das contas, porque não pensam no seu futuro. Não querem fazer diferente. Facilmente são levadas pelos atuais meios de alienação. E pelo que dizem por aí. São obedientes à sociedade, por pior que esta seja. São máquinas super-automáticas de liquidação.

Conclusão: Ser humano não é entregar-se às leis do meio em que se vive sem verificar porque; não é entregar-se a apenas raciocínios e uma enxurrada de informações; não é entregar-se sem volta a uma rotina de práticas interminável; nem muito menos deixar que tudo role em cima de você e nunca abrir a boca pra perguntar porque ou proferir sequer uma palavra a respeito. Ser humano é sempre querer saber, questionar, entender, sentir, provar, aprovar e ser. Ser é diferente de existir. Seja humano.

Saudades! Saudades! Saudades! Saudades! ...

Postar um comentário

About me

  • I'm Vanessa B.
  • From Fortaleza, Ceará, Brazil
  • De uma certa forma, admito não ser tão simples, pois tenho lá minhas complicações. Sou meio chorona, curiosa, questionadora e descontroladamente persistente, mesmo medrosa. O resto a gente conhece com o tempo.
My profile






100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health