« Home | Poucas muitas memórias » | O Afeganistão grita! » | Pop art » | TV » | Carnaval e chuva » | Carnaval 2007 » | Probabilidades » | Passeeeeeeei!!!! » | Ritmo e sensibilidade musical ~~ d*o*b » | Tempo e paciência » 

quinta-feira, abril 05, 2007 

Expressividade

O que você acha de desenhos animados?
Talvez ainda ache um máximo assistí-los comendo salgadinhos. Ou talvez ache que já é velho demais para isso. Ou, ainda, pode achar que não tem paciência.
Mas há algo interessante neles.
Será que você já notou?
Eles exageram nas expressões. Isso mesmo. Por exemplo, para demonstrar raiva, eles abrem a boca de uma maneira humanamente impossível, mesmo que sejam "humanos". Choram descontroladamente. Fazem caretas explícitas. O que é fácil de entender; afinal, já que não são humanos mesmo, precisam exagerar nas expressões pra que a gente possa entender o que querem transmitir.
Que tal da próxima vez que assistir desenhos animados notar isso?
Pode prestar atenção, acho que concordará comigo.

A arte imita muito bem a vida, mas expõe-na, como um espelho. Porém, um espelho diferente. Onde as imagens não são tão nítidas. Ou são; só que nessas imagens, não aparecemos nós, apesar de serem nossa perfeita representação. Consegue entender?
Exemplificando, as artes plásticas, literatura, cinema, música e dança não raro representam situações. Cotidianas, fantasiosas, raras, todas são situações.
Particularizando a dança, confesso não entender muito (pelo menos não tanto quanto literatura ou música; o que não significa, de forma alguma, que eu saiba de tudo), mas hoje a minha mana Érica, que cursa meu sonho de curso (Produção Cultural - UFF) mostrou-me um vídeo bem interessante. Era de uma famosa coréografa alemã, Pina Bausch.

Incrível como Bausch incorporava a personagem.
Em suas feições, movimentos, parecia ter sido dominada. Parecia que algo estava nela. A personagem estava nela, e Bausch era levada para lá e para cá...
Era um vídeo curto, um minuto e alguma coisinha...



Este outro aqui é mais longo, porém, mais completo. Dá pra sentir melhor o "drama". Com vocês, Sagração da Primavera, por Pina Bausch. Deliciem-se.

Mana Érica! Sou eu! =D

\o\

Sobre a expressividade... Acho que essa "realidade-fantasia" (que só a arte pode nos oferecer) é o mais sublime disso tudo. Porque com ela a gente voa... E imagina as possibilidades.
O filme Herói (não sei se você já assistiu) mostra bem isso. A poesia do cinema, dessa vida que não é nem deixa de ser.

Que bom que gostou da Pina Bausch! Essa "Sagração da Primavera" é uma obra do Stravinsky que narra um ritual de sacrifício aos deuses por uma tribo. Eu tenho a obra completa no pc. Se quiser, te passo. Vale muito a pena.
Legal que ela é originalmente uma obra pra ballet, mas eu não consigo imaginá-la coreografada nos anos 20 (quando foi criada). Aliás, quando meu amigo me apresentou a obra, eu disse "Nossa, não imagino isso dançado! A não ser que fosse algo tipo Pina Bausch...". Eis que alguns dias depois achei esse vídeo! O.o

Beijos, mana!
=***

Postar um comentário

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health