« Home | Carnaval e chuva » | Carnaval 2007 » | Probabilidades » | Passeeeeeeei!!!! » | Ritmo e sensibilidade musical ~~ d*o*b » | Tempo e paciência » | Medo » | Superavôs » | Reverso/inverso nunca desfeito » | Anarchism! » 

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 

TV

Negócio nada estranho, todo mundo conhece. Ou ao menos conhece que nem artista; que, aliás, na grande (mas grande mesmo) maioria das vezes a gente só conhece por esse tal negócio. Acabando com o meio-enigma (afinal, é algo bem conhecido) a TV faz parte do cotidiano de quase todo mundo. E quer saber? Tem desempenhado cada vez mais funções. Desde “preenche-falsa-lacuna-de-tempo” a babá. Sem falar do poder tamanho que exerce. Convenceu uma massa de gente a pensar que ficar acordado até tarde e prejudicar o próprio sono pra se meter e ver vida dos outros (que pediram pra isso acontecer) pode ser interessante. Ou mesmo irresistível.

Incrível, não é mesmo?
Eu acho.

E pensar que tudo começou tão timidamente...
Há não muito tempo atrás (pouco mais de meio século, falando-se mundialmente), a TV era artigo de luxo. E ninguém achava que as pessoas deixariam de sair ou de fazer quaisquer outras coisas pra ficar em casa de frente àquela caixa luminosa e barulhenta da sala. Engraçado pensar que, na época do governo Dutra, aqui no país, nem tinha transmissão de canal de TV e (o que status não faz...) a “alta classe” importava TVs.

Até que nos anos 70 (quando veio a TV colorida pro Brasil), a coisa muda pra valer.
De lá pra cá, vieram novelas, programas dos mais variados tipos, até os reality shows. Não vou falar aqui da Globo, seus lucros monstruosos e a imprensa suja, porque seria realmente extenso; então deixa pra outro post. Falando em reality shows, minha “tia-ídolo” passou pra mim um pps (apresentação de Power Point) bem legal. Gostaria de compartilhar com você.

  • Download



  • Image and video hosting by TinyPic


    Mas, há algo de errado.
    Pense.
    Gosto de uma expressão que é citada na Bíblia: “comprar tempo”. Pense bem: quando você compra algo, na verdade você faz uma troca. O que você tem é o dinheiro, e ele é valioso. Mas, se você compra, é porque, naquele momento, o produto é mais importante que o valor representativo da moeda (o dinheiro). Comprar tempo tem a mesma idéia; troca-se uma atividade por outra mais importante. Vejo as pessoas ligadas, escravas da TV. Elas têm sim o que fazer; sempre há o que fazer (ou ao menos, constantemente). E deixam de fazê-lo por causa da TV. Mães deixam a TV de babá, e ficam fazendo qualquer outra coisa. Será que isso é mesmo saudável? Bom, já que é óbvio que não, é melhor fazer outra pergunta. Será que precisa mesmo ser assim? Agora é uma questão de disciplina.

    Além disso, ainda tem um tal de “poder de mídia” (eu que inventei). Na TV passam aquelas lindas mulheres; é ditado um padrão de beleza a ser seguido, e, conscientemente ou não, as pessoas sentem-se movidas a obedecê-los; são hipnotizadas. Carreiras, opiniões, roupas, status, comportamento... Tudo passa por lá. Você sente-se influenciado? Eu confesso que sim. Mas, também confesso que tento equilibrar isso. Não que por causa dessa enorme crítica que eu estou escrevendo agora (e você lendo) você vá deixar de assistir TV. É como eu já disse: é uma questão de autodisciplina.

    E de liberdade. Porque você tem sua autonomia, não tem? Então, também não deixe a TV mandar em você.



    Trilha sonora... E visual. Usando um recurso pouco mais moderno que a TV, assista aí nesse pc mesmo (até que se possa acessar a net por TV ou qualquer outra coisa) esse vídeo. Observe como o robô fica hipnotizado pelo que outro robô diz. Além disso, como a TV faz, o robô só fala frases com verbos no imperativo (dá ordens); uma logo após a outra, em considerável velocidade, eu diria. Será que somos, às vezes, robôs que obedecem? Ou sempre?
    O vídeo é Tecnology do fabuloso Daft Punk.

    Pra mim, a TV é uma atualização modernosa da política do Pão e Circo.

    E ela poderia ter sido tão mais... =/

    Tá sumida,hein!

    Postar um comentário

    100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
    No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
    First Aid and Health Information at Medical Health