« Home | Harmonia » | "Sou mais eu" » | Capa nova » | Minha querida meninisse... » | Vergonha » | Aulas com DVD... Na radiola » | Sorriso amarrado » | Expressividade » | Poucas muitas memórias » | O Afeganistão grita! » 

segunda-feira, maio 14, 2007 

Autonomia

Já postei algumas vezes por aqui teorias de que o homem fica cada vez mais parecido com as máquinas que ele mesmo cria. Na verdade, parece que máquinas são criadas como esteriótipos da perfeição; só pode ser. E não é que eu ande lendo ou assistindo a ficção científica demais. Na verdade, eu só estou freqüentando regularmente às minhas aulas de Genética na escola.

Minha professora costuma dizer que tudo é Genética: cor da pele, cor do cabelo, até inteligência e personalidade. Mas isso gera uma questão interessante: somos realmente autônomos? Ou somos predestinados por nossos próprios genes?

Ultimamente, homossexualismo, agressividade, entre outras manifestações comportamentais têm sido "explicadas" pela genética. Aliás, minha professora veio me dizer que os homens têm um gene que lhes dá a tendência a trair. Incrível, não? Tenho certeza que ninguém gostaria de perder sua liberdade de decisão, de reação, de expressão. Ora, bolas, todo mundo quer privacidade e autonomia, compreensivelmente. Sem definir respostas, fica apenas a pergunta: até que ponto somos realmente autônomos? Ou melhor: até que ponto protegemos nossa autonomia?

Image and video hosting by TinyPic


Futuramente (nem tão futuro assim...) será possível fazer nascer a criança do jeitinho que os pais quiserem (olhos azuis, cabelo liso, etc). Será possível desvendar cada característica registrada em nossos genes; até mesmo pré-definí-las. Mas onde fica a liberdade nessa conversa toda? Onde está a liberdade do novo ser? Cada vez mais a ciência desconsidera o embrião... É preciso, porém, pensar que cada embriãozinho minúsculo é uma vida e merece liberdade tanto quanto cada um de nós.

É preciso dar valor à vida.
Já bastam canhões disparando do outro lado do mundo, canhões disparando idiotisses na cabeça das pessoas, fazendo delas seres vendados... Já bastam tantas vozes ridicularizando quem ainda quer juntar todo mundo e fazer alguma coisa boa por todo mundo.
Valorize sua autonomia, guarde o direito de ser quem você quiser, e aproveite pra valorizar a autonomia alheia. É velho o ditado, mas vale lembrar: seu direito termina no direito do outro.

Nêssa,oieeeeeeee!!
recebi a intimação p/ visitar teu 100 maneiras de fugir,e fui lá correndo...
Cheguei...
Olhei...
analisei...com calma...
mais continuei olhando...
li...trechos...
Taí que eu gostei,principalmente a cara nova!
100% D+!
Ahhh e adorei a foto de abertura!
Devia colocar ela na exibição do teu orkut!
1000 bjus!

Os genes não determinam o que a gente vai ser, eles nos dão predisposições. Mas o nosso cérebro reage muito bem a estímulos externos, e algumas vezes a gente tem escolha, sim.

=)

Essa menina é meu orgulho! Escrevendo cada dia melhor! E eu que achava impossível melhorar o que já era perfeito!

Postar um comentário

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health