« Home | Literatura de denúncia » | Oprah » | Indivíduo x sociedade: uma ideologia simples » | Lucimar » | Quando eu não sonhar com você » | Vida nova » | Comunicando sem comunicar » | As faces de Apolo » | Gatinhos azuis » | o vermelho do sangue é flores. » 

segunda-feira, outubro 18, 2010 

Violência contra a mulher: 50 Boletins são registrados por dia em Fortaleza

É assim que começa a manchete da versão online do jornal Diário do Nordeste aqui em Fortaleza. Fico pensando em como isso tudo deve acontecer. Os números são intensificadores de fatos que são individualmente dolorosos. É fato que as famílias mal estruturadas e o círculo social em muito influem em quem serão os parceiros de cada uma dessas mulheres. Mas já se foi o tempo em que se ficava escondido atrás da hipocrisia determinista. Além disso, é uma vergonha inegável: o respeito pelo mínimo pelo corpo da mulher ainda não é um valor amplamente difundido.

O fator cultural às vezes tem sido usado como desculpa para justificar abusos e atentados à mulher (seu corpo e sua dignidade moral e psicológica). Seja o Islã, culturas tribais ou mesmo o machismo nordestino. A cultura é registro da identidade de um povo, patrimônio histórico. Entretanto, observamos calados o uso de vícios sociais como instrumentos de manutenção do poder, poder opressivo e destrutivo.

Uma mulher não pode ficar nem calada nem cega. É preciso estar atenta. Se o namorado tende a quebrar as coisas durante uma briga é o suficiente pra que haja, no mínimo uma reavaliação dos valores de ambos. Não se pode dormir no ponto.

Fico com o coração ainda mais apertado quando penso nos abusos cometidos contra a mulher no interior daqui do Ceará e de outros estados nordestinos, onde o acesso a delegacias é significativamente mais difícil que na capital.

Deus tome de conta... E que mulher nenhuma se submeta a tamanha humilhação!

Olá Vanessa!!!
Tive que me ausentar por um tempo e de certa forma valeu...pois fiz algumas mudanças no Wallarte, trazendo algumas novidades, q/modéstia parte ficou maravilhoso.
Espero contar com sua presença que para mim é mto importante.
Sobre sua postagem, achei mto importante pelo fato de não deixar passar um fato tão absurdo como a violência contra a mulher, até qdo será tolerado...não só pelas autoridades, qto pela própria mulher que mtas vezes não reage tomando decisões contrárias a essa "anomalia" do homem que se acha mto mais poderoso, superior?
Bjocas.
Waleria Lima.

Não sei o que está acontecendo mais vc sumiu....já tenho vindo aqui e deixado vários comentários, e nada...
Passei pra dizer que fiz aquela postagem que vc pediu sobre p John William Waterhouse.
Bjos.
WaleriaLima.

Postar um comentário

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health