Salgado e poluído

Rio Jaguaribe, século XVII. Começam os primeiros povoamentos no interior do Ceará, motivados pela pecuária, abastecidos pelo leito do rio. Até o século XVIII, muita coisa mudaria naquela região e muita História para o Ceará passa-se ali. Até que a pecuária deixa de ser grande coisa e atenção é voltada para o litoral.
A impressão que dá é que, de lá pra cá, o Rio Jaguaribe e o Rio Salgado viveram muito abandono. Parece que nao é tão errada assim essa impresão.
A maioria dos municípios localizados nas margens dos rios Salgado e Jaguaribe não tem sistema de saneamento básico. Os dejetos são jogados diretamente no leito dessas duas bacias hidrográficas.
[...]
São 23 municípios que estão nas margens desses dois rios.
O Ceará tem áreas claramente mais povoadas e desenvolvidas, como se pode observar no mapa acima. As áreas onde os municípios estão mais concentrados localizam-se no nordeste, sudeste e norte do estado. A nordeste está o Rio Jaguaribe, o maior rio totalmente cearense (clique para ampliar).
Se esta é uma das áreas mais povoadas de nosso estado e não tem sequer saneamento básico, como está o resto, céus?! É óbvio o absurdo; o Rio Jaguaribe sustenta não só a História, mas a vida de muitas pessoas ainda hoje.
Só recentemente foi discutida a questão, num teatro no Município de Icó. Estratégias foram expostas sobre como administrar a manutenção dos recursos hídricos da região, bem como solucionar o problema do esgoto. A agressão é preocupante porque agride gravemente o meio ambiente, atingindo, consequentemente, à população abastecida pelo rio. E, pior ainda, os rios Salgado e Jaguaribe, atingidos por tamanha poluição, estarão inclusos no projeto da transposição das águas do Rio São Francisco, podendo causar enormes prejuízos.
O quadro de poluição é elevado e esses dois reservatórios vão receber as águas da transposição do Rio São Francisco.
Deputado Neto Nunes, presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos
Veja a repotagem no Diário do Nordeste: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=627817
No comment