« Home | Lixo » | Femme Fatale » | Tempo perdido » | Chuva! » | A alma da casa » | Sheela Na Gig » | Desejo » | O Ridículo Utópico Fala » | Malvados » | Civilização » 

sábado, abril 04, 2009 

Salgado e poluído


Rio Jaguaribe, século XVII. Começam os primeiros povoamentos no interior do Ceará, motivados pela pecuária, abastecidos pelo leito do rio. Até o século XVIII, muita coisa mudaria naquela região e muita História para o Ceará passa-se ali. Até que a pecuária deixa de ser grande coisa e atenção é voltada para o litoral.

A impressão que dá é que, de lá pra cá, o Rio Jaguaribe e o Rio Salgado viveram muito abandono. Parece que nao é tão errada assim essa impresão.

A maioria dos municípios localizados nas margens dos rios Salgado e Jaguaribe não tem sistema de saneamento básico. Os dejetos são jogados diretamente no leito dessas duas bacias hidrográficas.
[...]
São 23 municípios que estão nas margens desses dois rios.

O Ceará tem áreas claramente mais povoadas e desenvolvidas, como se pode observar no mapa acima. As áreas onde os municípios estão mais concentrados localizam-se no nordeste, sudeste e norte do estado. A nordeste está o Rio Jaguaribe, o maior rio totalmente cearense (clique para ampliar).

Se esta é uma das áreas mais povoadas de nosso estado e não tem sequer saneamento básico, como está o resto, céus?! É óbvio o absurdo; o Rio Jaguaribe sustenta não só a História, mas a vida de muitas pessoas ainda hoje.

Só recentemente foi discutida a questão, num teatro no Município de Icó. Estratégias foram expostas sobre como administrar a manutenção dos recursos hídricos da região, bem como solucionar o problema do esgoto. A agressão é preocupante porque agride gravemente o meio ambiente, atingindo, consequentemente, à população abastecida pelo rio. E, pior ainda, os rios Salgado e Jaguaribe, atingidos por tamanha poluição, estarão inclusos no projeto da transposição das águas do Rio São Francisco, podendo causar enormes prejuízos.

O quadro de poluição é elevado e esses dois reservatórios vão receber as águas da transposição do Rio São Francisco.
Deputado Neto Nunes, presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos

Veja a repotagem no Diário do Nordeste: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=627817

Marcadores: , , ,

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health