« Home | Vida de interior » | Pó de pirlipimpim tem receita caseira. » | Psicodelia do dia-a-dia » | Mal Secreto » | Grandes coisas » | A palavra é equilíbrio » | Sobre o tempo » | Exposições de Shopping » | Pressa » | Análise histórico-comparativa da programação telev... » 

terça-feira, março 25, 2008 

Verdade de vidro fumê


O que é poesia se não palavras?

Palavras evocadas de algum lugar distante, o suficiente para que se diferenciem das palavras comuns. São cartas de tarot frente ao baralho do velho bar da esquina.

Talvez os modeladores da palavra poética sejam os reais detentores da verdade. Enxergam o mundo e seus elementos em sua real complexidade, usando, muitas vezes, de adjetivos superficiais, porém, intensos, enevoados, mas surrealmente realísticos. A verdade que o poeta enxerga é um universo mais completo.

Quando os poetas atribuem milhares de adjetivos a um ser, caracterizando-os até com atributos emocionais próprios e comuns, dizem muito mais da realidade que uma breve definição científica. E quem disse que a ciência não é poesia? Só se você não quiser que o seja.

A poesia faz o poeta, atrai a quem aceita, modela quem aceita a modelar. O homem persiste em desenhar, escrever, atribuir caracteres, não apenas na busca da comunicação entre seus semelhantes, mas na vontade de exprimir suas impressões, seus anseios, suas verdades.

Daí é fácil entender porque nenhum dicionário consegue descrever um sentimento melhor do que quem sente. Este, não raro não consegue definir ao certo, mas sabe descrever detalhadamente, sabe dizer o que sente, afinal, com toda a carga da palavra, da expressão. O dicionário não sente, reduz as palavras à morte, reduz as palavras a meros capsídeos vazios, que só são preenchidos quando o comunicante as enriquece por um contexto.

Que tal a poesia?

Poesia é a diferença entre viver e existir. ;)

Nossa, esse último comment foi profundo, disse tudo (nada).
hahaha
Desculpe Vanessa, não pude resistir à piada.
Diz pra sua amiga que eh soh brinkadeirinha rsrs.
Adorei o texto, vc e sua maneira de ver o mundo, adoro as duas. :D
Como andas?
Eu ando ocupado. Estou com 3 trabalhos, muitas novidades pra te contar, qual teu horario na britanica mesmo? Eh as 17hs?
Bjos.

P.S.: Não deixa de visitar o site que eu fiz: www.cadm.ufc.br ! (eh soh clikar ae)

Postar um comentário

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health