« Home | A verdade absoluta...Ela existe?Acho que não... Ma... » | Olá mais uma vez, povo!Minhas sinceras desculpas ... » | Olá povo!Mais uma vez alguém tenta abrir um espaço... » 

terça-feira, julho 11, 2006 

Memórias

Incrível observar como nós somos cumulativos. Incrível mesmo. Eu estava ouvindo uma música muito boa que me fez pensar nisso: "Eu não esqueço nada" do Kid Abelha. Nossas lembranças são inevitáveis, e no fim das contas, nunca se sabe ao certo o que é um simples fato no meio de um pedaço de tempo e o que realmente vai ficar marcado, virar lembrança.
Sendo assim, estive pensando...
Onde estão nossas lembranças? Será que elas têm algo a ver com o nosso inconsciente? Sigmund Freud (um cara que pessoalmente eu admiro demais; pai da psicanálise) afirmava que existe um motivo pelo qual às vezes nós fazemos algo o qual jamais imaginávamos ser capazes de fazer. O nosso inconsciente é uma parte de nós a qual não podemos explorar. Apenas faz parte de nós e é completamente capaz de afetar-nos. Então não adianta puxar pela memória nem se concentrar em busca do inconsciente. Porém, ele pode manifestar-se, por exemplo, através dos sonhos. Freud dizia que os sonhos eram como mensagens do inconsciente. Nada de místico nisso; os sonhos não previam acontecimentos, mas diziam algo sobre uma parte de nós mesmos que de outra forma, não conheceríamos.

Voltando às memórias...
Será que todas as nossas lembranças estão com a gente? Ou seja, as que a gente lembra mesmo estando numa parte consciente e as coisas das quais não lembramos (o que não impede que elas tenham acontecido) estando nesse inconsciente?
Independentemente de onde elas estejam... Nossas lembranças são capazes de afetar-nos em muito. Afetam nosso presente e nosso futuro, além dos nossos sentimentos, que parecem sugar as lembranças e fazer com que elas reajam consigo. Esse exato segundo no próximo será um segundo passado. Hoje amanhã será ontem. Esse ano, próximo ano, será ano passado. O presente é um meio termo e a área de ação. O futuro é um projeto. Não que tenhamos que gastar todo presente com pesamentos em futuro. É apenas evitar ser inconseqüente. Pro bem do futuro.

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health