terça-feira, junho 22, 2010 

Indivíduo x sociedade: uma ideologia simples

One love one blood
One life you've got to do what you should
One life with each other
Sisters, brothers

Lighthouse Family - "Free"

Uma das coisas mais difíceis pra humanidade entender... As ideologias parecem fragmentar ainda mais a compreensão de um e todo, como se cada coisa fosse necessariamente à parte da outra. Homens acima dos animais, ricos acima de pobres, americanos acima de iranianos (ou vice-versa). E cada um dos indivíduos que sustentam a diferença é único, tem pensamentos únicos, ligados ou não àquilo que têm feito. (?)

Nunca saberemos. O fato é que enquanto você está lendo o que eu escrevi aqui, não acho difícil que você esteja pensando em algo que eu não pensei, esteja aplicando a um contexto que eu não conheço. Porque você é diferente, e seu valor é afirmado por isso. O que parece tão difícil de equilibrar (que é o que eu de fato quero dizer) é o conceito da unidade individual e da unidade maior (social). De fato, parece complicado querer mudar uma sociedade inteira sozinho(o que seria pensar só no meio maior) e acabamos na responsabilidade individual de novo. Coisa como o único jeito de não ser é individualista é sendo individualista de outro jeito.

Nisso eu lembro dum pensamento dum mestre: aparentemente tão simples... Na verdade é a resposta pra uma pergunta complicada o suficiente pra alcançar nossos tempos:

“Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles; isto, de fato, é o que a Lei e os Profetas querem dizer." - Mat 7: 12

O equilíbrio perfeito, como havia de ser, tão simples.

Tenha um ótimo dia!

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health