quarta-feira, dezembro 30, 2009 

As faces de Apolo

Apolo entre as musas da música e da poesia

Apolo, Febo, Timbreu, Aquele que empunha o arco. Essas são quatro diferentes formas através das quais Virgílio refere-se ao jovem filho de Júpiter.

O sol, desde civilizações muito anteriores à grega e à romana, foi venerado como referencial masculino, símbolo do deus pai. Ao sol ligam-se, por exemplo, os símbolos fálicos, o deus de chifres e o deus azul. E o sol é também o primeiro atributo de Apolo, que ficou conhecido como o deus sol.

Entretanto, com o tempo, Apolo foi ganhando importância e muitos outros atributos, entre eles, a juventude, a justiça, a medicina e as artes (líder das musas), além de excelente arqueiro. Quando o culto ao deus ganha em destaque em Roma (conhecido como Febo), este passa a ter um lugar de destaque, quase tanto quanto o próprio Dicteu (Júpiter, Zeus).

Além de referência divina do sol, Apolo (ou Aplu, ou Apulu para os etruscos [civilização que provocou choque aos recém-chegados romanos na Itália, mas também teve muito de sua cultura absorvida]) também ficou muito famoso por seu papel como profeta. Nascido tanto ele quanto sua irmã Ártemis (muito similar ao arquétipo da deusa mãe, especialmente por ser uma deusa lunar) na ilha de Delos, os gregos ali estabeleceram um templo dedicado à Apolo durante as Guerras Médicas, sendo o local a sede da Liga de Delos.

Era cultuado em toda a Grécia, notadamente na ilha de Delos, consagrada a ele, e em Delfos, onde ficava o famoso santuário com o Oráculo. Dizia-se que Delfos era o centro do mundo, o que era representando pelo "ônfalos", uma pedra em forma de umbigo. Além de diversas festas, como as Carnéias (Esparta), as Targélias (Atenas e Jônia), e as Délias (Delos), as Teoxenias e os Jogos Píticos de Delfos eram também celebrados em honra de Apolo.
Graecia Antiqua

Atenas e Delfos também tiveram destaque no culto a Apolo, especialmente porque o mito narra que Apolo assumiu o Oráculo de Delfos, consultado por autoridades em geral, em questões como legislações e guerras.

Não tomava a iniciativa de impor regras ou políticas, mas quando surgia alguma questão delicada as cidades frequentemente o consultavam, para resolver disputas e guerras, quando desejavam criar legislação ou fundar colônias, e quando precisavam instrução sobre saúde e bem-estar coletivos na emergência de pragas e outras calamidades, quando o deus informava sobre os ritos purificatórios e sacrifícios necessários para afastar o mal. Também impunha penalidades para maus governantes e regulava os requisitos para admissão em cargos públicos. Suas decisões eram geralmente acatadas, e quando não o eram, desastres imprevistos podiam suceder. O oráculo adquiriu tamanha autoridade e o respeito de todos os gregos não apenas porque era a voz de um deus, mas porque conseguiu se manter relativamente neutro em todos os conflitos públicos que administrou.
Wikipédia

Corinto também é citada na bíblia como local onde prevalecia o culto a Febo.

Quando li pela primeira vez sobre Apolo, achei que ele é um ótimo exemplo da complexidade dos personagens mitológicos. Muitas vezes, atribui-se a eles apenas um único atributo. Fulano é deus disso, Cicrano é deus dos cicros, e por ae vai. O arquétipo divino se multifaceta em muitas divindades, em variadas civilizações e lugares no tempo e no espaço. E cada deus também se multifaceta. Acho que o catolicismo queria simplificar demais quando instituiu "a Trindade".

Marcadores: , , , ,

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health