sábado, março 31, 2007 

O Afeganistão grita!

Há pouco tempo eu não entendia muito bem... Por que, ultimamente, apareceram tantos livros descrevendo as atrocidades no Afeganistão? Mesmo depois de começar a ler O caçador de Pipas, de Khaled Housseini, que na introdução falava do impacto que a obra podia ter, devido ao recente atentado às famosas Torres Gêmeas norte-americanas, não parecia o suficiente.

Pelo menos até ontem.
Meio chateada, vagueando pelo hipermercado, achava que estava sem paciência para, como de costume, ficar na livraria até meus pais virem atrás de mim. Logo mudei de idéia.

Com o tempo, devorei todas as páginas de Mulheres de Cabul. Emocionante. Perdi as contas de quantas vezes segurei as lágrimas. Arriscando a própria vida, Harriet Logan e uma equipe de jornalistas e intérpretes aliados a uma ONG, fotografaram e relataram a vida difícil das mulheres afegãs sob o domínio talebã (1996-2001). O livro contém fotos e entrevistas com mocinhas, mulheres e senhoras que sofreram a repressão como poucos. Conta como as mulheres simples, de diferentes idades e níveis de instrução encaravam o regime antes, durante e depois do Talebã.

Mulheres não podiam sair de casa a sós. Não podiam usar maquiagem, nem nenhuma outra espécie de roupa a não ser a burkha. Viviam humilhadas, confinadas a cubículos frios onde morriam de tristeza ou pela saúde precária. Até agora estou impressionada com a coragem de uma garotinha, que indo estudar clandestinamente numa casa particular, foi abordada por um grupo de talebãs, sacudida e interrogada duramente sobre onde iria. Mas ela não disse absolutamente nada.

Image and video hosting by TinyPic


E a gente que pensa ter dificuldades...
E tantas menininhas desperdiçam uma vida inteira à toa, sem objetivo algum...
Minha dica de leitura; acho que vou comprar. =)

Image and video hosting by TinyPic


É uma boa leitura pra você valorizar mais cada vez que você pode rir até cair, entre amigos e amigas, em público. Cada dia que você pode levantar e ir à escola. Cada vez que você pode se maquiar, pôr uma roupa legal e se sentir bem. Cada vez que você pode tocar, dançar, cantar ou mesmo simplesmente ouvir a música que bem quiser.
Você pode valorizar muito mais cada aparente simples coisa do seu dia-a-dia, pelo simples fato de que você as pode fazer.

Agora eu entendo bem.
Em 2001, tropas afegãs e norte-americanas invadiram o Afeganistão e derrubaram o regime talebã (que impôs suas regras radicais e desumanas), estabelecido desde 1996. Não que seja melhor pra eles o "regime de influência Ocidental". Apenas é BEM melhor que a população tenha liberdade: que possam escolher livremente o que querem para si. Afinal, ser humano faz sentido sem isso?
Desde então, o Afeganistão grita.
Grita pra que o mundo inteiro saiba o que ele passou. Que o que pensamos ser sofrimento foi apenas uma pedra no sapato. Pra que nunca mais seja esquecido e não se repita. Pra que a humanidade abra os olhos e nunca mais permita tamanho desrespeito à vida. Daí vêm Mulheres de Cabul, O caçador de pipas (este já fala sobre os anos 70, com o começo da guerra que antecedeu as turbulências talebãs), O livreiro de Cabul (que ainda não li).

Também, quem não gritaria?

domingo, março 25, 2007 

Pop art

"A arte é a mentira que imita a realidade"
Pablo Picasso


O que é arte para você?

Acha que o desenho de uma famosíssima marca de sopa é arte?
Dando mais uma forcinha à popularidade que já tinha na sua época, anos depois surge um "quadro" com várias cores em Marilyn Moroe, e ela vira, mais ainda, um ídolo. Pop.
Andy Warhol diria que isso é arte.
Afinal, ele é praticamente o cabeça dessa história toda, de pop art.

Image and video hosting by TinyPic
Sopa Campbell's, popularíssima, símbolo de consumo dos anos 60


Há pouco tempo atrás, a Europa havia vivido um momento artístico bem diferente. Desde o final do séc XIX até boa parte do começo do séc XX, o modernismo e a famosa vanguarda fazia uma arte que gritava, protestava, chorava, apelava, e impressionava. Altamente crítica e inovadora, foi um choque pra muita gente e motivo de suprema admiração pra outro monte de gente. E ainda tem os que, como eu, continuam a admirar tudo isso.

Porém, como a arte sempre esteve ligada ao setor econômico (basta observar no curso da história: quando um país encontrava-se estável, as artes eram financiadas e este virava até modelo para outras nações, como o que aconteceu na Itália, na França etc) o constante avanço do capitalismo e a dinamização da indústria (Ford, Frederick Taylor e cia.), a "arte" seguiu o percurso. A arte continuava imitando a realidade. Por exemplo, nas sopas Campbell's e na representação de Marilyn Moroe, ainda havia criação. Mas era uma máscara, apenas. A pop art não visava criticar, não queria chamar atenção de ninguém. Só existe. Acho que é um completo contraposto ao dadaísmo; que punha mictórios em exposições de arte, mas QUERIA chocar, impressionar. Pop art, não.

Andy Warhol, principal produtor, mentor e defensor da Pop art, designava bem o que ela era: a perfeita representação do pós-moderno, do superficial, individual e virtual. Uma época onde o que vale é o bem estar próprio.

"No futuro, todas as pessoas serão famosas durante quinze minutos."
Andy Warhol


E não podemos esquecer da realidade pop: a levianeidade (o caráter passageiro). A música que passa uns meses tocando em todas as rádios estoura o máximo que pode pra depois, como uma bomba mesmo, desaparecer. Por isso, não é de admirar que Warhol tenha dito sobre si mesmo: "Eu sou uma pessoa profundamente superficial."
. Não é o que se vê hoje? Nós vivemos o pós-modernismo não sei até quando, mas é uma maldita realidade. Outdoors; moda outono-inverno, primavera-verão, mudando a cada seis meses; arquitetura... Cultura pop em tudo quanto é lugar.

Warhol também se envolveu no cenário musical. Do jeito dele, fez "arte" o quanto podia. Velvet Underground, banda de rock dos anos 60 da qual Andy foi "o mentor intelectual" (expressão usada pela Wikipedia), diferentemente da época de seu lançamento ainda é idolatrada por fãs de rock no mundo inteiro. O primeiro álbum, Velvet Underground and Nico, tinha na capa o desenho de uma banana. Pop art puro. Seu conteúdo, para a época, era bem assustador. Num único trabalho, falaram das coisas mais vistas como "marginalizadas" pela sociedade: homossexualismo, drogas, sadomazoquismo, ocultismo etc; daí o porque, na época, não vendeu muito.

Image and video hosting by TinyPic
Velvet Underground and Nico (1967)


Porém, reza a lenda, quem ouviu o cd, formou banda e fez sucesso. Entre as vítimas de tão forte influência: The Stooges (Iggy Pop, lembra?), David Bowie, Joy Division e até Nirvana.
Vou terminar este artigo perguntando pra você novamente: o que é arte para você? Acha que Pop art está valendo? E já que falei mesmo de Velvet Underground, vou deixar pra você um vídeo, "Femme Fatale", na voz de Nico. Minha faixa favorita do álbum da banana pop art. A voz dela cheira nostalgia; sinto-me como se tivesse acabado de sair da frente da tv depois de ver um memorial de alguns poucos anos do fim da segunda guerra mundial. A música fala, em tempos de recente feminismo, do poder feminino: uma "fêmea fatal", capaz de render um homem e fazê-lo de tolo. Não que eu concorde com isso, mas ver uma mulher falar em dominar um homem num mundo ainda beeeem machista, é, no mínimo, inusitado, e, conseqüentemente, interessante. =)

100 Maneiras de Fugir is powered by href="http://www.blogger.com">Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health